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Será que realmente é possível vender mais utilizando as redes sociais? Como criar uma estratégia e um método para prosperar em um momento econômico como esse? Resumindo: dá para crescer na crise?

Mas a pergunta chave é: você quer utilizar as redes sociais? Você quer aprender? Você está pronto para administrar essas tarefas e vender mais utilizando as redes sociais?

De acordo com várias pesquisas nos últimos anos, os brasileiros dedicam 60% a mais de tempo que o resto do mundo conectado nas redes sociais. Em média, os brasileiros passam mais de 650 horas por mês conectados nas redes sociais. O Facebook ainda é a preferência dos internautas, com mais de 58 milhões de pessoas.

Esse uso frenético das redes sociais permite que, a cada dia, tenhamos mais informações sobre os hábitos de consumo dos brasileiros. Se levarmos em consideração o poder que as redes sociais permitem em capacidade de segmentação para anúncios, por exemplo, digo claramente que não tem como uma empresa não acertar o seu alvo.

Além disso, as redes sociais já se mostraram grandes influenciadores no processo de compra. A troca de experiência de pessoas em relação a produtos e serviços é gigantesca. Elas tiram dúvidas, compartilham o que gostam, o que não gostam, o que querem, o que não querem e por aí vai…

Atualmente é muito comum encontrar grupos de Facebook, por exemplo, altamente nichados em um assunto. Isso mostra que as redes sociais tem um poder de segmentação como jamais alguma ferramenta disponibilizou para o processo de venda de um produto ou serviço.

A estratégia é aproveitar o momento da pulverização de conteúdos e tornar sua empresa ou seu negócio referencia no assunto. Vire autoridade, seja na pizza ou numa consultoria financeira. Gerar autoridade é gerar a empatia com a audiência e isso transformará seus fãs em clientes!

Então, vamos falar de algumas dicas para você, sua empresa ou negócio começar a se destacar e vender mais utilizando as redes sociais.

Conteúdo é rei

Crie uma conexão direta com sua audiência. Traga assuntos e conteúdos interessante em torno do seu negócio e personalize de acordo com o seu mercado. Dessa forma você criará laços e vínculos. Faça seu conteúdo prestar um serviço, seja de informações ou de benefícios que sua audiência pode receber. Literalmente, pegue o assunto do seu negócio e mergulhe em temas como: curiosidades, dicas, notícias e muito mais. Gerando esse tipo de conteúdo, você ganha fãs que se tornarão clientes.

Vídeos e imagens

Vídeo é algo surpreendente. Converte muito! Faça vídeos sobre seu negócio. Se for uma pizzaria, mostre o processo de montagem da sua pizza mais gostosa! Se for uma consultoria financeira, dê uma dica de como economizar com gastos banais, por exemplo. Não dê desculpas para não fazer vídeos. Um bom smartphone pode ser um excelente começo.

O Snapchat e o Instagram são provas que as pessoas gostam de imagens/vídeos e menos texto. Deixe os textos para o seu blog. Use com inteligência cada plataforma. É por isso que vídeo é no YouTube, texto no Blog, textos curtos + imagens no Facebook (vídeos também) e imagens e vídeos curtos no Instagram e Snapchat.

Seja amigo do mobile

Você sabia que cerca de 80% do acessos de internet em 2015 foram feitos por plataformas mobile? Então, tenha em mente que seus sites, canais etc precisam estar em formatos mobile. O site do seu negócio precisa ser responsivo (se adequar a qualquer tela). Invista nisso. Aliás, o Google também privilegia o ranqueamento de sites que são mobile friendly.

Relacionamento

Use conteúdos e anúncios para capturar leads para vender mais utilizando as redes sociais! Sim, sim e sim. Existem formatos específicos de anúncios, como no Facebook, para geração de leads e captura de e-mails. Transporte seus fãs e seguidores dos seus canais sociais para seu site ou blog. Afinal, eles são seus. As redes sociais não. Não que eu acredite que o Facebook vai acabar tão rapidamente como o Orkut, por exemplo. Mas regras mudam constantemente nas redes sociais e no seus canais (site e blog) as regras são suas.

Monitore e escute sua audiência

Se possível, contrate uma ferramenta de monitoramento em redes sociais. Algumas oferecem períodos gratuitos, por exemplo. Além de você conseguir ver o que comentam a respeito da sua marca, setor que você atua, concorrentes etc, você poderá interagir com usuários que estão “quentes”, citando sua marca, produto ou até mesmo do concorrente.

Espero que tenham gostado dessas dicas para você ou seu negócio se preparar para vender mais utilizando as redes sociais.

Por: Fellipe Russo

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